Quais as principais tendências do marketing digital para 2023? Confira 5 delas para ficar atento!
1. Marketing Conversacional, com ferramentas de inteligência artificial cada vez mais humanizadas e eficientes
Uma das grandes tendências de marketing digital que ganham força para 2023 está relacionada com o marketing conversacional, ou de conversação. Mas o que é esse formato de marketing?
Pois bem, essa técnica consiste na utilização de tecnologias (como a inteligência artificial de chatbots, por exemplo) para atender o cliente de forma ágil, humanizada e personalizada.
Cada vez mais inteligentes, os bots utilizam uma linguagem natural e humanizada ao interagir com os visitantes. Assim, de forma estratégica e eficiente, os bots os guiam em sua jornada de compra e geram uma experiência positiva ao público.
2. Marketing de influência
Os influenciadores estão em alta.
Inclusive, de acordo com um importante relatório da Nielsen, foi revelado que 71% dos entrevistados confiam em anúncios e opiniões emitidos por influencers. Já outra pesquisa, feita pela YOUPIX, mostra que 73% dos respondentes já compraram algum produto recomendado por influencers.
Ou seja, investir em uma estratégia de marketing de influência pode ser extremamente positivo para o sucesso da sua marca. Entretanto, é preciso que o influenciador - ou influenciadores, - realmente convençam e conquistem o público, tornando-se embaixadores da sua marca.
- Para saber mais sobre esse assunto, confira: Marketing de Influência: como definir estratégias com influenciadores digitais?
3. Conteúdos interativos, imersivos e que fazem o público se “sentir parte” da ação
Enquanto o marketing tradicional era um caminho de apenas uma via - a marca produzia o conteúdo e o público recebia de forma passiva, - o marketing digital é um caminho de duas vias. Afinal, no marketing digital, o público também pode interagir com as ações.
Assim, cabe às empresas pensarem em boas formas de utilizar todo o potencial que o marketing de interação oferece. As possibilidades são infinitas, e vão desde uma “caixinha de perguntas” no Instagram para se aproximar do público e responder às suas dúvidas, até a utilização de materiais produzidos pelos próprios clientes que são consumidores e propagadores da marca.
- Veja também: Marketing Interativo: o que é e como aplicar
4. Marcas que valorizam a responsabilidade social, a diversidade, a empatia e a inclusão
A inclusão, a diversidade e a responsabilidade social nunca estiveram tão em alta. E é esperado que essas causas ganhem ainda mais espaço nos próximos anos.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Locomotiva e publicado no portal da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 76% dos brasileiros acreditam que seja papel das marcas e empresas apoiar a diversidade.
Esse é um bom indicador que reforça o quanto o público atual é engajado com causas sociais.
E, como o consumidor atual prefere consumir produtos e serviços de marcas com as quais sente-se representado, é importante que a sua empresa mostre, na prática, que está desenvolvendo ações que tenham esse cunho ético, social, sustentável e empático com o mundo.
5. Conteúdos em diversos formatos: existe público para tudo!
Por último, mas não menos importante, mais uma das tendências de marketing digital que merece destaque está relacionada com o formato dos conteúdos utilizados para as ações de marketing.
Isso porque, apesar de ser possível observar um aumento no consumo de materiais em vídeos menores - o TikTok é uma prova disso - ainda há muito espaço para todos os formatos de conteúdos.
Inclusive, é possível (e recomendado!) utilizar o mesmo assunto e trabalhá-lo de formas diferentes para plataformas e redes sociais diversas. Assim sendo, não pense que os vídeos são o único formato possível para você fazer suas campanhas ou que é hora de abolir os textos mais longos.
O importante é compreender essa diversidade e fazer parte dela, explorando ao máximo as plataformas e os formatos de conteúdos existentes. Assim sendo, alguns exemplos de materiais que você pode desenvolver são:
- Vídeos com durações variadas e para diversas plataformas - YouTube, TikTok, Instagram, entre outros;
- Podcasts e demais materiais em formato de áudio;
- Conteúdos em formato de texto, desde blogposts, passando por e-books, guias, newsletter, whitepaper;
- GIFs, Imagens e carrosséis para redes sociais, etc.
—
Fonte(s):