As estratégias de marketing digital orgânicas e as pagas são animais diferentes, porém, quando utilizadas de forma complementar são incrivelmente poderosas.
O confinamento durante a pandemia fez com que as pessoas usassem mais as redes sociais em todo o mundo, estimulando assim as interações orgânicas. Porém, ao mesmo tempo, os gastos com anúncios não aumentaram. As principais redes sociais relataram alguns altos e baixos em suas receitas, à medida que muitas empresas pausaram a sua publicidade para economizar dinheiro durante a crise econômica.
É um momento complicado, mas o lado bom são as evidências de que os preços dos anúncios estão caindo por conta disso. Por exemplo, de acordo com pesquisas, o CPC médio do Facebook caiu de 11 centavos para 9 centavos apenas entre janeiro e março.
Bom, e o que isso tem a ver com a estratégia de marketing digital do seu negócio? Depende dos seus objetivos. Continue lendo para entender melhor.
O que é a estratégia orgânica de Marketing Digital?
A estratégias orgânicas se referem ao conteúdo gratuito (postagens, fotos, vídeos, memes, histórias, etc) que todos os usuários, incluindo empresas, compartilham entre si em seus feeds e stories.
Ao publicar organicamente em sua rede, a expectativa é:
- Alcançar uma porcentagem dos seus seguidores sem precisar investir em anúncios. Esse é o tão falado “alcance orgânico”;
- Alcançar os seguidores dos seus seguidores (se as pessoas decidirem compartilhar a suas postagens);
- Alcançar pessoas que buscam ou seguem hashtags também utilizadas pela sua conta.
Já os principais motivos para as marcas realizarem publicações orgânicas nas redes sociais, são:
- Estabelecer a identidade da marca;
- Construir relacionamentos compartilhando conteúdos informativos, divertidos ou inspiradores;
- Envolver os clientes em todas as fases de sua jornada de compra;
- Realizar um bom atendimento ao cliente.
Mas é claro que há uma desvantagem nas postagens orgânicas. A realidade é que, por conta dos algoritmos das redes sociais projetados para estimular os anúncios, apenas uma pequena porcentagem dos seus seguidores verão as postagens orgânicas (cerca de 5%).
Por exemplo, no Facebook, no final de 2019, o alcance orgânico caiu 2,2%, o que significa que o alcance orgânico médio de uma postagem no Facebook é de cerca de 5,5% em relação ao número total de seguidores de determinada página ou perfil. Para grandes marcas com muitos seguidores, geralmente o alcance é ainda menor.
É aqui que entra a mídia paga nas redes sociais.
O que é a mídia paga nas redes sociais?
A mídia social paga acontece quando as marcas investem dinheiro no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, por exemplo, para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas, sejam seus seguidores ou não, que possam se interessar pela postagem.
Mais do que os conteúdos orgânicos, as postagens pagas são a melhor maneira das marcas atingirem novos públicos nas mídias sociais e convertê-los em clientes. As empresas, usam os anúncios nas redes sociais para:
- Aumentar o conhecimento sobre a marca e atrair novos seguidores;
- Promover o perfil do negócio, assim como conteúdos, eventos, etc;
- Capturar leads;
- Realizar vendas.
Mídia social orgânica vs paga: qual é a melhor?
Cada uma das estratégias têm suas próprias vantagens e desvantagens.
Uma estratégia orgânica nas redes sociais, pode:
- Estabelecer e ampliar a presença da marca;
- Reter os clientes já existentes;
- Conquistar novos clientes.
No entanto, a estratégia orgânica costuma demorar mais tempo para atingir bons resultados.
Embora seja “teoricamente” gratuita, leva muito tempo, experimentação e/ou experiência.
Enquanto isso, uma estratégia paga nas redes sociais, pode:
- Alcançar um número maior de pessoas em um tempo bem mais curto;
- Segmentar seu cliente ideal;
- Alcançar rapidamente suas metas.
Dito isso, requer um orçamento exclusivamente dedicado para investir na veiculação dos anúncios, fora o pagamento da mão de obra que irá planejar, criar, executar e gerenciar os anúncios – caso você não domine a parte técnica.
Em resumo, embora a estratégia orgânica seja necessária para a construção de relacionamentos, também é verdade que os algoritmos das redes sociais “obrigam” o seu negócio a anunciar, caso deseje ter um maior e mais rápido alcance.
Como integrar uma estratégia de mídia social orgânica e paga
A base da maioria das estratégias integradas de mídia social é usar o orgânico para atender e encantar seus clientes existentes, enquanto a atração de novos seguidores e leads é realizada através dos anúncios pagos.
Veja a seguir como fazer isso em 6 passos simples:
1. Nem todas as postagens precisam ser pagas
Comecemos pelo princípio: pague apenas pelos anúncios quando eles realmente puderem ajudá-lo a atingir suas metas de negócio. Os anúncios nem sempre são a resposta nas redes sociais.
2. Anuncie seu melhor conteúdo orgânico
Suas postagens de melhor desempenho não estão lá apenas para massagear o seu ego. Você precisa identificar os conteúdos que realmente engajaram o público e impulsioná-los através de anúncios, para que cheguem até mais pessoas.
3. Otimize todas as suas postagens usando testes A/B
Apesar de eu recomendar o teste A/B o tempo todo, observo que essa é uma etapa pulada com muita frequência.
Antes de alocar todo o seu orçamento em anúncios nas redes sociais, faça testes consumindo apenas uma pequena parte do valor, através da realização de teste A/B para identificar qual criativo, texto, público e dispositivos trazem mais resultados ao seu anúncio.
Assim, é possível investir em anúncios de uma forma mais inteligente, sem rasgar seu dinheiro impulsionando publicações que não trarão os resultados desejados.
4. Segmente seus anúncios para pessoas semelhantes ao seu público orgânico
Quanto mais você aumentar a sua presença social organicamente, mais dados terá sobre o perfil do seu público ideal. Onde eles vivem? Quantos anos eles têm? Quais os seus interesses? Quais problemas estão enfrentando? Quais são os seus sonhos? Como você pode ajudá-los?
Aproveite todas essas informações na hora de segmentar para qual público os seus anúncios serão exibidos. Dessa forma, as chances de sucesso serão muito maiores.
5. Use o remarketing para se manter conectado ao seu público orgânico
As campanhas de remarketing podem ser altamente eficazes a um custo relativamente baixo, isso porque você está alcançando pessoas que já conhecem a sua empresa. Frequentemente, são pessoas que visitaram suas redes sociais, site ou até mesmo abandonaram o carrinho de compras.
A ideia do remarketing é justamente resgatar essas pessoas, através de anúncios com uma comunicação mais específica.
6. Observe os dados e avalie os resultados
Assistir ao fracasso de uma campanha é igualmente doloroso, seja em uma estratégia orgânica ou paga. Porém, se você prestar atenção às suas ferramentas de análise social (disponíveis dentro da própria plataforma), elas dirão onde é preciso realizar alterações para corrigir erros e alcançar melhores resultados.
Se você estiver realizando campanhas pagas e orgânicas simultaneamente, certifique-se de medir maçãs com maçãs e laranjas com laranjas.
Agora, se você leu até aqui, é só aproveitar todas essas dicas e aplicar, na prática, uma boa estratégia nas redes sociais que integre postagens orgânicas com posts impulsionados por anúncios. É isso que os negócios de sucesso na internet fazem.